segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Halloween


O Dia das Bruxas (Halloween -lido Hálouim- é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países anglo-saxónicos, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos (não existe referências de onde surgiram essas celebrações).
Entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e o dia 1 de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome actual da festa: Hallow Evening  Hallowe'en  Halloween.
in www.wikipedia.org


Durante as Atividades de Enriquecimento Curricular, fizemos jogos muito divertidos onde, mais uma vez, os alunos foram incentivados a trabalhar em cooperação.

Enfeite de abóboras
Transporte de morcegos
Varrimento de abóboras
Lançamento de doces
Construção de teias




Mumificação de alunos

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dia Mundial da Alimentação

Para iniciar a comemoração deste dia, pedimos às famílias dos alunos que enviassem para a escola diversas peças de fruta. As famílias responderam ao nosso pedido e as peças de fruta foram chegando, sempre acompanhadas dos sorrisos de quem as trazia nas mãos.



Todos aguardavam as instruções dos adultos para começar o trabalho.





Primeiro é preciso lavar muito bem todas as frutas, mesmo as que vão ser descascadas.



Depois, com muito cuidado, é preciso descascar, desencaroçar e cortar a fruta em pedaços mais pequenos.




É, também, necessário fazer sumo de laranja (natural, claro!) para juntar à fruta, para que esta não fique escura.



No final, é só colocar tudo na panela. A nossa salada de frutas foi feita com fruta tão docinha, que nem foi preciso açúcar!




À hora do almoço pudemos comer a salada de frutas que preparámos juntos e houve até quem descobrisse o sabor de algumas frutas. Esta é uma sobremesa saudável e que os alunos podem preparar em família. Experimentem! A nossa estava deliciosa!


UEE – Psicomotricidade

Alguns alunos da turma de 4.ºano (turma de referência) participaram na sessão de psicomotricidade das crianças da Unidade de Ensino Estruturado.

A atividade proposta consistia em “pescar” um alimento e transportá-lo, no skate, até a roda dos alimentos. A equipa que tivesse pescado mais alimentos seria a vencedora da prova. Por fim, todos os alimentos deveriam ser colocados nos grupos que constituem a roda dos alimentos.




Foram trabalhadas competências sociais (espírito de equipa e entreajuda) e a motricidade global (coordenação óculo-manual).






sábado, 1 de outubro de 2011

Dia Nacional da Água

Comemorámos este dia com várias atividades sobre a água. Falámos sobre a sua existência na natureza, da sua importância e dos cuidados a ter durante a sua utilização.




Fizemos trabalhos nas salas de aula e, à tarde, durante as Atividades de Enriquecimento Curricular, fizemos jogos cooperativos utilizando água.




Para realizar estes jogos, formaram-se as Super Equipas da EB1 n.º 1 de Alcoitão, representadas pelas cores: vermelho, verde, azul e amarelo e que integram alunos de todos os anos de escolaridade.




O objetivo fundamental destas propostas foi sensibilizar os alunos para a necessidade de um uso responsável deste bem tão precioso! Além disso, foi mesmo muito divertido!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Receção aos alunos do 1.º ano

Neste dia reunimo-nos no recreio da escola para fazer a receção aos alunos do 1.º ano. Os alunos das outras turmas prepararam uma pequena lembrança para os novos alunos.




Os alunos do 2.º ano ofereceram aos novos alunos um envelope para colocarem os recortes que vão fazendo para que não se percam.




Os alunos do 3.º ano ofereceram-lhes um marcador de livros, como forma de incentivar a iniciação à leitura.





E os alunos do 4.º ano construíram um pequeno livro para cada um, com uma bela dedicatória.




Foi um momento muito ternurento, com muitos beijinhos, muitos abraços e direito a apadrinhamento e tudo!